Saltar para o conteúdo
Em Cada Esquina

Penha de França

Casa da família Espírito Santo — sede do Centro de Estudos Africanos

Na casa onde vivia a poeta são-tomense Alda do Espírito Santo instalou-se em 1951 o Centro de Estudos Africanos: Amílcar Cabral, Mário Pinto de Andrade, Francisco José Tenreiro e outros reuniam-se aqui para «conhecer a África», longe dos olhos da PIDE.

Ver no mapa

História

No princípio dos anos 50, um grupo de estudantes africanos da Casa dos Estudantes do Império procurava um sítio onde falar de África. Encontrou-o em 1951 nesta casa, a da «tia Andreza», tia da poeta são-tomense Alda do Espírito Santo: «uma casa enorme, na rua Actor Vale, 37, ao cimo da Alameda», que um professor são-tomense, Januário Espírito Santo, alugara para os filhos que vinham estudar para Portugal. Quem a governava era a tia Andreza. Alda vivia lá e era amiga de Mário Pinto de Andrade; foi através dele que o Centro de Estudos Africanos aqui se instalou, como sede provisória.1

O Centro era dirigido por Mário Pinto de Andrade, Amílcar Cabral, Francisco José Tenreiro e António Domingues, e funcionava ao lado da Casa dos Estudantes do Império; o objetivo, nas palavras do médico são-tomense António Tomás Medeiros, era «conhecer a África».1 Agostinho Neto participou na sua criação.5 Nos encontros regulares em casa de Alda havia palestras de linguística e de história, e formava-se uma consciência cultural e política sobre o colonialismo, o «assimilacionismo» e a «defesa do colonizado».2 A investigadora Inocência Mata descreve o Centro como «uma estrutura fechada precisamente por causa da PIDE».3

Queriam publicar uma revista, mas não havia dinheiro. Publicaram um caderno de poesia africana de expressão portuguesa, que João Gaspar Simões atacou no «Diário de Notícias» — não era literatura, escreveu, era propaganda política —, e participaram num número da revista «Présence Africaine» com o artigo «Les étudiants noirs parlent».1

Alda do Espírito Santo voltou a São Tomé em janeiro de 1953 e nesse ano escreveu o poema «Trindade», sobre o massacre de Batepá.2 Depois de Batepá, do massacre de Pidjiguiti, na Guiné, e do 4 de fevereiro de 1961, em Angola, os «mais velhos», com medo de que a PIDE ligasse esses acontecimentos ao Centro, saíram de Portugal: Mário Pinto de Andrade foi para Paris, Lúcio Lara e Viriato da Cruz para a Alemanha; Agostinho Neto passou a maior parte desses anos preso; a poeta Noémia de Sousa, conta Medeiros, «desaparece». Foi assim que o Centro acabou.1

Notas sobre as fontes2
  • Se o prédio que hoje está no n.º 37 é o mesmo de 1951.
  • O nome completo da «tia Andreza», que as fontes só tratam assim.

Sabe mais, ou tem um documento? Conte-nos.

Fontes5
  1. 1Entrevista a António Tomás Medeiros (Colecção E-Books). Centro de Documentação 25 de Abril – Universidade de Coimbra — consultado a 2 de outubro de 2026
  2. 2Alda Neves da Graça do Espírito Santo. Memória Comum — consultado a 2 de outubro de 2026
  3. 3Casa dos Estudantes do Império: berço de líderes africanos em Lisboa (João Carlos, DW África). Buala — consultado a 2 de outubro de 2026
  4. 4Alda do Espírito Santo. Wikipédia — consultado a 2 de outubro de 2026
  5. 5Agostinho Neto. Museu do Aljube Resistência e Liberdade — consultado a 2 de outubro de 2026

Coordenadas: OpenStreetMap (Nominatim), consultado a 2 de outubro de 2026.

Menu

Aspeto